Sentar com a carteira no bolso provoca problemas na coluna


Quem poderia imaginar que uma simples carteira localizada no bolso de trás da calça poderia ocasionar diversos problemas na coluna ao se sentar? Essa é a observação do fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral, em Ribeirão Preto.
De acordo com o fisioterapeuta, a questão acontece em decorrência do desalinhamento do quadril, o que provoca uma curvatura errada na coluna e comprimi as raízes nervosas que formam o nervo ciático e os músculos do glúteo. “O ideal é sempre retirar a carteira do bolso ao se sentar. O desvio produzido na coluna, pelo fato de se estar sentado sobre a carteira, irá criar uma maior sobrecarga em determinadas zonas que poderá aumentar significativamente a probabilidade do surgimento de alguma dor”, explica.
O especialista ainda cita um exemplo de um paciente tratado com o método de Reeducação Postural Global (RPG). “O paciente tinha muita dor na região lombar e apresentava uma escoliose bem visível (desvio lateral da coluna). Após algumas consultas a dor desapareceu e o desvio da coluna foi significativamente melhorado. Foi então concedida alta. Contudo, após alguns meses este paciente voltou à clínica com as mesmas queixas iniciais. Ele se sentava com frequência com a carteira no bolso de trás da calça o que lhe causava um desequilíbrio de toda a coluna, ao ponto de todo o tratamento de correção da postura feito anteriormente, ser progressivamente destruído por esse mau hábito”, avalia.
De acordo com Giuliano Martins, outro fato que pode provocar a mesma patologia é carregar a bolsa, mochila ou sacolas apenas com uma das mãos ou em apenas em um membro. “Estes desvios posturais, quando não tratados no início, evoluem para problemas mais sérios como lombalgias, cervicalgias e hérnia discal. Por isso, para prevenir é importante manter o corpo fortalecido e flexível, ou seja, praticar regularmente uma atividade física e alongamentos”, reforça.
Previous
Next Post »